sábado, 28 de junho de 2008

Piscinas Municipais de Ar Livre - ABERTURA - 02|JUL|2008

As piscinas Municipais de Ar Livre, abrem ao público no próximo dia 2 de Julho. Este ano, para além de algumas obras de conservação, a grande novidade é a nova piscina para crianças.
Este espaço, vem dar resposta às necessidades deste sector de actividade do complexo garantido mais qualidade e segurança aos utentes.

As piscinas irão funcionar até meados de Setembro.

ESPAÇO - VOL - SERPA - 28|JUN|08


BA 11 - ABRE AS PORTAS À POPULAÇÃO - DIA 29|JUN|08

A Base Aérea N.º 11, sedeada em Beja, vai estar no domingo de portas abertas ao público. O “Dia da Base Aberta” é uma iniciativa integrada nas comemorações do 56º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

PROGRAMA do “DIA DA BASE ABERTA”
29JUNHO 2008
10H00 ABERTURA
10H00-18H00 Exposição Estática de Aeronaves
10H30 Exposição Cinotécnica
11H00-12H30 Passeios em Viaturas Militares
(Inscrições no local)
11H00-12H30 Baptismos de Voo em Aeronave
(Inscrições no local)
15H30-17H00 Baptismos de Voo em Aeronave
(Inscrições no local)
15H30-17H00 Passeios em Viaturas Militares
(Inscrições no local)
16H00 Exibição Cinotécnica
17H00 Exibição da Patrulha Acrobática “Rotores de Portugal”
18H00 ENCERRAMENTO

Despertar organiza “1º Raid” btt, no dia 29|Jun|08

Despertar Sporting Clube, através da sua Secção de BTT, promove no próximo dia 29 de Junho, o “1º Raid Cidade de Beja”, com um percurso longo de 80 quilómetros e outro curto de 40 quilómetros. Este é o primeiro evento que o clube organiza desde a implantação da modalidade, no passado dia 5 de Abril.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

ATELIERS DE VERÃO BEJA - 2008


A Câmara Municipal de Beja, promove uma série de Ateliers de Verão, que abrangem áreas tão diversas como culinária, costura, reutilização de materiais, expressão corporal, o clube de leitura, as histórias, ilustração e B.D., pintura e muito mais.

Os Ateliers de Verão terão dias e horas específicos, de acordo com o programa, e decorrerão na Biblioteca Municipal, na Casa da Cultura e na Casa do Lago.

Aqui o programa completo dos Ateliers de Verão 2008.
Inscrições abertas a partir de 23 de Junho.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Verão Activo" - ALVITO - 21|06 a 31|08|2008

A Câmara Municipal e o Grupo Desportivo de Alvito em colaboração com o Clube da Natureza e os Bombeiros Voluntários de Alvito, iniciam no próximo dia 21 de Junho um programa de actividades desportivas e culturais, dirigidas a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos, com o objectivo de ocuparem o verão de 2008 de forma muito activa e saudável.

Este programa de actividades “Verão Activo 2008”, que terminará a 31 de Agosto, promete momentos de muita animação, convívio e aprendizagem.


As inscrições podem ser feitas nas piscinas municipais, ponto de encontro e desenvolvimento das actividades inseridas no “Verão Activo 2008”.

terça-feira, 3 de junho de 2008

05|JUN|08 - CARREIRA MARQUES APRESENTA LIVRO DE POESIA

José Manuel Carreira Marques apresenta, no próximo dia 5 de Junho (5ª feira), o seu mais recente livro de poesia que conta com desenhos inéditos de Jorge Vieira: Cristal da Pele.

O evento tem início marcado para as 21h30 no auditório da Biblioteca Municipal de Beja e a apresentação está a cargo do ex - deputado e escritor Carlos Brito.


... os poemas que se alojam neste livro foram escritos num período de tempo de aproximadamente um ano e meio. Até Março de 2006, mais ou menos. Quando lhes comecei a dar uma arrumação a meu jeito, lembrei-me de convidar a minha amiga e escultora Noémia Cruz – que um dia a apreciar uma peça sua que generosamente me oferecera, me ocorreu um pequeno escrito a propósito e lho entreguei – a juntar-se a este (…) Confiei-lhe os originais e, passados dias, a Noémia e o Rui Pereira aparecem-me com uma contra-proposta que me deixou sem vontade de voltar a escrever: em vez de desenhos dela, desenhos inéditos do escultor Jorge Vieira, esse revolucionário da escultura portuguesa do século XX (…) Entrou-me um formigueiro entorpecente e guardei os escritos nas gavetas do computador. De tempo a tempo dava-lhes uma espreitadela, com a cumplicidade mal contida da Zé, assim como que a tentar perceber se já estavam maduros para a “dignidade” de emparceirar com os belos desenhos do Jorge. E esta “marinada” demorou mais um ano, mais coisa menos coisa.

Até que me enchi de coragem, ou não resisti às pressões da Noémia e do Rui, e lá me decidi a deitá-los ao vento.

José Manuel Carreira Marques

Estudo e Salvaguarda do Cante às Vozes - Serpa 06|JUN|08

No dia 6 de Junho, aproveitando a abertura do V Encontro de Culturas/Mercado Cultural, a Câmara Municipal de Serpa e Direcção Regional de Cultura do Alentejo vão proceder à assinatura do protocolo para o desenvolvimento do projecto regional para o estudo e salvaguarda do Cante a Vozes.
Este projecto foi desenvolvido no âmbito do Projecto do Cante Alentejano e do Património Cultural Imaterial do Alentejo e será implementado em Serpa devido à “forte prática do canto às vozes, aspecto considerado fundamental quer para a cultura da região quer para o reforço identitário do Alentejo”.
Na ocasião será também feito o lançamento da reedição, em suporte CD, de “As Modas Populares do Concelho de Serpa”, uma recolha dos grupos corais do Concelho por Michel Giacometti, com o apoio de Fernando Lopes-Graça e Rosário Borges Pereira.

V ENCONTRO DE CULTURAS - MERCADO CULTURAL - SERPA - 6, 7 e 8|JUN|08

Realizado anualmente no início do mês de Junho, o Encontro de Culturas/Mercado Cultural promovido pela Câmara Municipal de Serpa tem como objectivo principal a promoção da cultura enquanto factor de desenvolvimento e de união entre os povos. O 'Encontro', no qual participam municipios portugueses e estrangeiros, é também ponto de partida para a discussão do que é a cultura e as indústrias culturais e do que são as identidades locais e as diversidades culturais. O 'Encontro' permite ainda o fortalecimento das redes de intercâmbio criando um espaço para o estabelecimento de diálogos e contactos entre os diversos promotores e agentes culturais. Foi no Encontro de Culturas de 2006 que 'nasceu' a enRede - Rede Internacional de Municípios pela Cultura. O Encontro de Culturas privilegia o Centro Histórico de Serpa, classificado como Imóvel de Interesse Público, com os espectáculos e outras actividades a decorrerem no recinto do Castelo, Praça da República e Espaço Nora. Os grandes espectáculos na Praça têm já data e nomes confirmados: sábado dia 7 - Carlos do Carmo; domingo dia 8 - Gilberto Gil; segunda-feira dia 9 - Lura e sexta -dia 13 - Bonga. Todos os espectáculos têm entrada livre - PROGRAMA -

XIII FACAL - ALMODÔVARA 19 A 22|JUN|08

Neste mês de Junho, Almodôvar entra em festa com a décima quarta edição da Feira de Artes e Cultura, que acontece de 19 a 22 de Junho, no Campo das Eiras.
A XIV FACAL já conta com cerca de uma centena de expositores inscritos que aproveitam esta data para divulgarem os seus produtos e aquilo que de mais tradicional existe não só no Alentejo como no nosso país.
Quanto ao programa, os cabeça de cartaz desta edição de 2008 já estão definidos, são eles Ágata e Sérgio Rossi no dia 19(quinta-feira), Ana Malhoa no dia 20 (sexta-feira), Roberto Leal no dia 21 (sábado) e João Paulo Cavaco e Xico Barata no dia 22 (domingo).
Do extenso programa de iniciativas que decorrem durante este certame, que já é reconhecido por muitos como um dos principais do Baixo Alentejo, destacam-se ainda os diversos colóquios que irão ocorrer no Pavilhão da Câmara Municipal de Almodôvar e que este ano serão subordinados às temáticas da Agenda 21, Turismo no Concelho e Energias Renováveis.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

E U R O - 2 0 0 8


Primeira fase

GRUPO A

Sábado, 7 de Junho

17:00 - Suíça - República Checa, em Basileia

19:45 - Portugal - Turquia, em Genebra

Quarta-feira, 11 de Junho

17:00 - República Checa - Portugal, em Genebra

19:45 - Suíça - Turquia, em Basileia

Domingo, 15 de Junho

19:45 - Suíça - Portugal, em Basileia

19:45 - Turquia - República Checa, em Genebra

GRUPO B

Domingo, 08 de Junho

17:00 - Áustria - Croácia, em Viena

19:45 - Alemanha - Polónia, em Klagenfurt

Quinta-feira, 12 de Junho

17:00 - Croácia - Alemanha, em Klagenfurt

19:45 - Áustria - Polónia, em Viena

Segunda-feira, 16 de Junho

19:45 - Polónia - Croácia, em Klagenfurt

19:45 - Áustria - Alemanha, em Viena

GRUPO C

Segunda-feira, 9 de Junho

17:00 - Roménia - França, em Zurique

19:45 - Holanda - Itália, em Berna

Sexta-feira, 13 de Junho

17:00 - Itália - Roménia, em Zurique

19:45 - Holanda - França, em Berna

Terça-feira, 17 de Junho

19:45 - Holanda - Roménia, em Berna

19:45 - França - Itália, em Zurique

GRUPO D

Terça-feira, 10 de Junho

17:00 - Espanha - Rússia, em Innsbruck

19:45 - Grécia - Suécia, em Salzburgo

Sábado, 14 de Junho

17:00 - Suécia - Espanha, em Innsbruck

19:45 - Grécia - Rússia, em Salzburgo

Quarta-feira, 18 de Junho

19:45 - Grécia - Espanha, em Salzburg

19:45 - Rússia - Suécia, em Innsbruck

domingo, 1 de junho de 2008

XI Feira Nacional da Água e do Regadio - 05 a 08|JUN|08


O Parque de Exposições e Feiras de Ferreira do Alentejo acolhe de 5 a 8 de Junho a XI edição da Feira Nacional da Água e do Regadio. Numa iniciativa da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, com organização Alentexpo - Organização e Montagem de Feiras e Exposições, Lda., a FNAR 2008 tem como tema central a água e o regadio. Através do certame a Câmara Municipal procura atrair novos investidores para o concelho considerando aspectos como: centralidade geográfica; explorações agrícolas de excelência; clima de confiança empresarial e o novo Parque de Empresas e Serviços.A edição deste ano conta com espectáculos, exposições, gastronomia e, ainda, dois colóquios ligados às novas culturas de regadio. (PROGRAMA)