segunda-feira, 6 de agosto de 2007

DUAS LUAS A 27 DE AGOSTO DE 2007 ???

Pela net circula um e-mail com o seguinte teor:

"O planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno a partir de Agosto
Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia, especialmente no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra. Não deixe de observar o céu na noite de 27 de Agosto, à meia-noite e meia, você verá duas luas!!!
Não perca.
A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287.
NOTA:Compartilhe este acontecimento com os seus amigos, pois ninguém, vivo hoje, terá oportunidade de voltar a observar o facto novamente.
Aguardemos então...!!"

Segundo fonte do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta informação "é falsa" e tem gerado "alguma confusão". O Observatório esclarece que "Marte não se encontra à distância mínima da Terra", que"não se vê a olho nu do tamanho da Lua" e que nem tão-pouco é visível no céu.As aparições mais favoráveis de Marte são raras devido, principalmente, à grande excentricidade da órbita, sendo que as maiores aproximações entre este planeta e a Terra ocorrem em intervalos de cerca de 15 anos, "ocasiões sempre aproveitadas pelos astrónomos". Contudo, o valor dessa distância é variável e por vezes acontecem recordes, como sucedeu a 27 de Agosto de 2003.
No entanto, mesmo quando o disco de Marte aparece "em condições ideais", como naquela data, a olho nu este planeta aparece "apenas cerca de duas vezes o tamanho habitual", ou seja, "ao lado da Lua, Marte parece sempre uma simples estrela". Nessas condições, Marte"pode atingir um tamanho aparente que, com uma amplificação de apenas75 vezes, aparece através do telescópio tão grande como a Lua a olho nu". Mas nada disto acontece durante este mês de Agosto, uma vez que "Marte nem sequer se vê, pois está muito próximo do Sol", sendo a sua conjunção em Outubro.
Segundo o OAL, a informação contida no e-mail que agora circula pode ter por base a notícia do acontecimento de 27 de Agosto de 2003, uma vez que certas informações registadas na altura são as mesmas agora mencionadas.

Sem comentários: