A Igreja Matriz de Santo Ildefonsoem Almodôvar, recebe, no próximodia 12 de Janeiro pelas 21 horas, um concerto com Ensemble Hispânia intitulado “Oriente e Ocidente: As Devoções Popularesna Música Judaico, Árabe e Cristã”.Unir a música, o património e a paisagem é o fio condutor de um projecto que promove o interior e queconta já com um público fiel.
A iniciativa faz parte do 4.º Festival Terras Sem Sombra – Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, um projecto do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese e da Arte das Musas, com o apoio do Instituto das Artes do Ministério da Cultura, da Região de Turismo Planície Dourada e das Câmaras Municipais dos concelhos abrangidos, que visa incorporar em percursos de turismo cultural e religioso algumas das principais igrejas antigas da região. Face ao abandono em que jazem edifícios notáveis, como algumas Igrejas, torna-se necessário insuflar-lhes nova vida, um objectivo que une os esforços da diocese, do município e da terra. A música, integrada num ciclo temático coerente, representa uma aposta interessante para que isso aconteça.O Festival conta já com um público fiel, vindo não só do Alentejo mas de outras partes do país e da vizinha Espanha. Na realidade, o Festival Terras sem Sombra, aposta no cruzamento de diferentes tradições musicais, religiosas e culturais, na atenção à diferença, na leitura do menos óbvio. Pela escolha dos diferentes lugares do Baixo Alentejo onde tem lugar, de forma itinerante, representa uma chamada de atenção para as nossas raízes mais profundas, em que se misturam, sem contradições, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. É também um apelo ao conhecimento do mundo rural e das pequenas comunidades, revelando alguns dos mais surpreendentes valores de um paraíso artístico quase perdido.
Para esclarecimentos adicionais sobre esta matéria deverá contactar a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Almodôvar, Dra. Sílvia Baptista (963232585) ou o GIRP através do telefone 286 660 604
Sem comentários:
Enviar um comentário