segunda-feira, 29 de junho de 2009

VINALIA | FESTA ROMANA | 3, 4 e 5 de Julho - São Cucufate- Vila de Frades

"As Vinalia eram festividades romanas em honra de Júpiter e Vénus. A primeira, chamada Vinalia Rustica, ocorria a 19 de Agosto e a segunda, designada Vinalia Urbana, a 23 de Abril.
A Vinalia Rústica era celebrada a 19 de Agosto por todos os habitantes do Latium, a região central de Itália, onde se localiza Roma. Nesta ocasião, o sacerdote de Júpiter, Flamen Dialis, fazia oferendas de cordeiros e uvas no altar dedicado à divindade. Esta festa destinava-se a pedir a protecção de Júpiter, para que este não enviasse tempestades, granizo ou chuvas antes das vindimas. A deusa Vénus também era adorada durante a Vinalia Rústica como deusa da vegetação e dos jardins. Esta celebração era de tal maneira importante, que não era permitida a entrada de mosto na cidade antes destas festividades terem tido lugar."
Sendo as Ruínas Romanas de São Cucufate uma villa, centro de uma exploração agrícola instalada em época romana, no séc. I d. C., a ASSOCIAÇÃO JUVENIL S. CUCUFATE durante os dias 3, 4 e 5 de Julho vai dinamizar este espaço, monumento nacional no Concelho, e atribuiu a esta festa romana o nome de "Vinalia".




Sem comentários: