terça-feira, 28 de julho de 2009

SEMANA GASTRONÓMICA DO GASPACHO E DA TOMATADA

Alandroal, Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alter-do-Chão, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Campo Maior, Castelo de Vide, Castro Verde, Crato, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Fronteira, Grândola, Marvão, Mértola, Montemor-o-Novo, Mora, Moura, Nisa, Odemira, Ponte de Sor, Portalegre, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vendas Novas, Vidigueira, Vila Viçosa

O Verão chegou e com ele a época dos pratos frescos nas mesas do Alentejo.

Gaspacho à alentejana e à andaluza, com carapaus, presunto ou petinga; tomatada; sopa de tomate com ovos escalfados; saladas de tomate, pataniscas com arroz de tomate; açorda de tomate; migas de tomate…de 25 a 31 de Julho o rei da cozinha de Verão aparece sob mil formas em mais de cem restaurantes do Alentejo. De Almodôvar a Nisa, de Grândola a Elvas não vão faltar oportunidades para conhecer a melhor gastronomia da região na sua versão estival. Para acompanhar sugerimos os excelentes vinhos brancos ou rosés da região, bem frescos, e que termine com uma talhada de melão também aqui produzido.

Durante a Semana decorre também o concurso da melhor frase sobre a Semana do Gaspacho e da Tomatada. Os participantes, que terão que pedir pratos da Semana num dos restaurantes aderentes, habilitam-se a um fim-de-semana para duas pessoas com estadias oferecidas pelo novíssimo Herdade da Cortesia Hotel (www.herdadedacortesia.com), em Avis; e pela Casa de Campo Quinta do Cerro do Seixo (www.quintacerrodoseixo.com) em Almodôvar (ver condições nos folhetos da Semana Gastronómica).

Organização: Turismo do Alentejo, ERT

Restaurantes

Sem comentários: