domingo, 13 de setembro de 2009

Feira D'Aires - Viana do Alentejo - 26 a 28|Set|09

A Feira D’Aires realiza-se em Viana do Alentejo no quarto fim-de-semana de Setembro. Trata-se de uma feira centenária onde o profano e o sagrado “andam de mãos dadas” e que inclui manifestações religiosas, música, mostra de actividades económicas e comércio tradicional.
O certame tem mais de 250 anos de existência e realiza-se em torno do Santuário com o mesmo nome que recebe todos os anos milhares de devotos. Ao todo são três dias de festa num certame que todos os anos apresenta novidades aos milhares de visitantes que se deslocam a Viana do Alentejo.
Recorde-se que na origem da feira está a promessa feita pelos comerciantes de Évora em 1748, caso a epidemia que grassava na cidade fosse debelada, o que veio a acontecer. No seguimento dessa promessa, passou a realizar-se anualmente uma feira em torno do santuário que por alvará régio datado de 1751 concedido por D. José I, se torna feira franca.


Este ano, em termos musicais vão passar pelo palco da feira Pedro Abrunhosa (dia 26) e Carlos do Carmo (dia 28) e ainda os grupos da terra no domingo.

A Associação Equestre de Viana do Alentejo promove domingo, às 16 horas, uma corrida de toiros. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Victor Ribeiro e Felipe Gonçalves e os forcados amadores de S. Manços, Cuba e Beja.

Sem comentários: