quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal - Etiqueta - Sabe pôr a Mesa?

Embora pareça que pôr a mesa com rigor não passa de um quebra-cabeças. Basta aprender algumas regras básicas que podem ser seguidas em todas as ocasiões - seja um jantar formal ou uma refeição do dia-a-dia.

Em ocasiões formais, aposte em pormenores como a toalha e a qualidade da louça e talheres; nas refeições quotidianas ou menos formais elimine alguns elementos de forma a conseguir uma mesa mais descontraída. Venha daí. Nós explicamos tudo.


Prato principal. Comece a pôr a mesa sempre pelo prato principal (coloque-o a 2,5 cm do bordo da mesa), que servirá de referência para dispôr o resto da louça, copos e talheres. Partindo do prato principal vai precisar de cerca de 50 centímetros para cada lugar. Para que os seus convidados não fiquem apertados conte, no mínimo, com 70 cm para cada pessoa. Se puder afastá-las mais, melhor ainda. Por debaixo do prato principal pode colocar um marcador, um prato ligeiramente maior que impede que o calor dos pratos estrague a mesa e que a torna mais bonita.


Prato para entrada. Se servir uma entrada - sopa ou salada, por exemplo - coloque o prato de sopa ou de sobremesa sobre o principal.


Talheres. Coloque na mesa todos os talheres que vão ser utilizados durante a refeição. Regra nº um: os garfos ficam sempre do lado esquerdo e as facas do lado direito. A colher de sopa fica do lado direito, ao lado das facas. Regra nº dois: os talheres dispõem-se com o cabo alinhado e de acordo com a ordem dos pratos, começando de fora para dentro. Ou seja, os talheres que ficam mais próximos do prato serão os primeiros a ser usados. Os garfos colocam-se com os dentes para cima, as facas com a serra voltada para o prato e a colher com a parte côncava para cima.


Talheres de sobremesa Os talheres de sobremesa colocam-se acima do prato principal. A sequência, é de baixo para cima, comece com a faca (com o cabo virado para a direita e o gume para o prato), o garfo (com o cabo virado para a esquerda e os dentes para cima) e, por fim, a colher (com o cabo virado para a direita e a parte concava para cima). Numa ocasião mais informal, estes talheres não precisam de estar na mesa desde o início da refeição, podendo vir com os pratos de sobremesa.



Copos. Em ocasiões formais, coloque os copos acima do prato principal, do lado direito, à altura da faca de sobremesa. Da esquerda para a direita a ordem dos copos é a seguinte: copo de água, de vinho tinto e de vinho branco. Se servir champanhe, a taça deve ficar entre os copos de água e vinho tinto, ligeiramente mais próxima dos pratos. Numa refeição informal, coloque apenas dois copos - um para a água ou refrigerante e outro para o vinho.


Os pratos vazios ficam em cima da mesa? Sempre que os convidados terminem um prato, retire o prato, o copo e os talheres correspondentes. O prato de pele e o marcador devem ser retirados no final do prato principal. Terminada a refeição, colocam-se os pratos de sobremesa e a chávena do café. O prato de sobremesa fica ao centro do lugar e a chávena de café à direita deste. A colher de café coloca-se no pires, paralela às da chávena ou na mesa próxima dos talheres de sobremesa.


Guardanapo. Pode ficar do lado esquerdo ou em cima do prato. Pode dobrá-lo em triângulo ou rectângulo. Dê-lhe um toque engraçado usando uma argola bonita. Refeições formais pedem guardanapos de pano, mas no quotidiano pode perfeitamente usar os de papel.

Sem comentários: