quarta-feira, 7 de julho de 2010

1º Festival do Caracol

O 1º Festival do Caracol está inserido nas Festas de Verão de Alcarias, freguesia da Conceição, entre os dias 9, 10 e 11 de Julho.


Num espaço que se divide entre duas Zonas de Restauração e uma Zona de Espectáculos, esta iniciativa concentra inúmeras actividades na sua programação. Entre manifestações religiosas como sejam a Missa Solene na Capela Paroquial e a Procissão pelas ruas da aldeia no dia 9, a animação musical vai desde os vários bailes até ao Cante ao Baldão, passando pelos Ranchos Folclóricos, na tarde cultural do dia 10. Outra actividade a realçar é o 1º Passeio Equestre “Ramiro Sobral” que se estende por um percurso de, aproximadamente, 15 quilómetros.
Neste 1º Festival do Caracol destaca-se, no dia 11, a I Grande Corrida de Caracóis. O Festival contempla ainda a demonstração de pratos gastronómicos, receitas à base deste petisco tão apreciado na nossa região. Uma nutricionista estará, também, disponível para falar sobre a importância desta iguaria e responder a qualquer dúvida dos visitantes.
Neste sentido, esta iniciativa acontece com os principais objectivos de divulgar o caracol como um ingrediente e petisco muito apreciado, mas pouco trabalhado a nível culinário, além de ser também uma tentativa do combate à exclusão e isolamento social, com um programa que abrange todas as idades, numa aldeia condenada à desertificação social.
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Conceição e da Associação Local, com o apoio da Câmara Municipal de Ourique.

Sem comentários: