sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Trick or Treat"


A noite de 31 de Outubro é muito especial - é o Halloween - que designa "Noite dos Santos", a noite antes de "Todos os Santos" ou do "Dia de Todos os Santos". Esta celebração começou na era pré-cristã. As pessoas acreditavam que no Halloween as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinha vivido. Esta é a história tradicional. Mas, hoje em dia, na Grã-Bretanha, o Halloween não é uma celebração assustadora, é altura para divertimento. Há muitas festas. As pessoas mascaram-se de bruxas, fantasmas, Drácula ou Frankenstein. Na América há uma tradição diferente. Chama-se "Trick or Treat" (doce ou partida). As crianças e adolescente mascaram-se e vão bater à porta dos amigos e vizinhos e dizem "Trick or Treat". Estes dão-lhes doces ou fruta ("treat"). Se isso não acontecer, as crianças pregam uma partida ("trick"). Muitas casas têm, à porta da rua, lanternas feitas de abóboras . A abóbora é esvaziada e são feitos buracos para os olhos, nariz e boca; depois é acesa uma vela lá dentro.
Em Portugal celebra-se o Dia de Todos-os-Santos, no dia 1 de Novembro. No dia 2 de Novembro, as pessoas vão aos cemitérios colocar flores nas campas e rezar pelos seus entes queridos.

Esta é uma velha tradição católica.


Texto de
Carolina Parreira - 12 anos
Catarina Pinheiro - 11
Tânia Mendonça- 12

1 comentário:

noctivaga disse...

Todos os Santos... menos Santo André que, por ser coxo, chegou atrasado e não foi incluido no dia mas depois lá "arranjaram" um dia festivo só para ele que é no dia 30 de Novembro.
Cumprimentos para si. Ana Ramos