segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Feira da Terra de 3 a 5|Dez|2010 - BEJA


A Praça da República de Beja recebe nos dias 3,4 e 5 de Dezembro a primeira edição da Feira da Terra, uma iniciativa organizada pela Coop Beja.
Este evento enquadra-se num projecto de renovação e posicionamento da imagem e comunicação da Coop e de continuação numa aposta de forte caracter social e cultural que esta associação nos têm habiatuado ao longo dos anos.
A organização acredita que nesta conjuntura de crise económico-financeira é necessário reunir os esforços da região e conta nesta iniciativa com a colaboração de produtores regionais que estão representados num mercado temático de produtos da terra, onde todos os visitantes poderão comprar produtos da região, e assim contribuirmos para o desenvolvimento económico e social do nosso território.Dos vários produtos da terra, a feira irá contar com azeite, vinho, licores, compotas, mel, bolos, pão, queijos, enchidos, doces conventuais, frutos secos, chocolates, ervas aromaticas e produtos biológicos, produtos do comércio justo, uma tasqinha e artesanato.
Durante a Feira estará a funcionar em permanência um espaço Infantil para os mais novos com insuflavel, piscina de bolas, cama elástica e atelies criativos onde as crianças podem criar e construir objectos a partir de materiais reciclados e tradicionais.
Este evento contará também com várias animações de rua, desfiles de grupos corais e diversas provas gastronómicas e de vinhos.


A organização da primeira edição da Feira da Terra que decorre de amanhã, sexta, dia 3 de Dezembro, até domingo, dia 5, na Igreja da Misericórdia, na Praça da República em Beja, assinala também a quadra natalícia. Assim, além da exposição e vendas de produtos regionais, biológicos e de comércio justo, provas de vinho e gastronómicas, e animações de rua, a Coop Beja preparou um espaço e surpresas para os mais novos.




Num espaço que lhes será exclusivamente dedicado, os mais novos poderão participar em ateliers criativos e assistir, de forma artificial, à queda de neve em Beja no decorrer da primeira edição da Feira da Terra. A Coop Beja, entidade organizadora do evento, garante que uma das grandes atracções de animação do evento, “serão os momentos em que irão produzir e projectar neve artificial, para que os visitantes possam usufruir da sensação de estarem debaixo de neve”.



A escolha do espaço para a realização do evento é emblemática, pois cerca de quinhentos anos após a sua construção, a actual Igreja da Misericórdia, volta a ser um mercado. Aquele edifício renascentista foi construído de raiz para funcionar como tal, mas devido à sua qualidade arquitectural, o Infante D. Luís (Filho de D, Manuel I) não deixou que continuasse a ser ocupado para essa finalidade.



O evento abre as portas às 10 horas, apesar da inauguração oficial estar marcada para as 15h30m com a actuação do grupo coral “As margaridas de Peroguarda”, que irão cantar várias modas de Cante ao menino, animações de rua e infantis e uma prova de vinhos regionais.



Durante os três dias, a Feira da Terra expões e vende produtos como azeite, vinho, licores, compotas, mel, bolos, pão, queijos, enchidos, doces, frutos secos, chocolates, ervas aromáticas e produtos biológicos.

Sem comentários: