quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eficiência Energética - conselhos úteis

O uso racional da energia é uma responsabilidade de todos os cidadãos, que podem adaptar o seu comportamento com o objectivo de melhorar a eficiência energética e contribuir para a preservação do ambiente. Por outro lado, os consumos optimizados de energia contribuem para melhorar a qualidade de vida, por isso, aqui ficam alguns conselhos úteis:

No Inverno, sempre que possível, abra os estores das janelas nas quais há incidência do sol, para que a radiação possa aquecer o interior do edifício. No Verão, evite a entrada directa dos raios solares, fechando os estores.

Evite ter as luzes ligadas, quando não for necessário. Dê preferência às lâmpadas economizadoras (fluorescentes compactas), pois permitem reduzir o consumo de electricidade para iluminação e duram 10 vezes mais tempo do que as lâmpadas incandescentes tradicionais.

Na compra de electrodomésticos dê preferência aos de classe energética A, A+ ou A++ porque são mais eficientes.

O frigorífico, por funcionar continuamente, é o electrodoméstico que mais energia consome numa casa, por isso, não abra desnecessariamente a sua porta e reduza o tempo de abertura, não coloque alimentos quentes no seu interior, espere que eles arrefeçam até à temperatura ambiente, mantenha sempre limpa a serpentina que se encontra na parte de trás do frigorífico.

Desligue o forno e/ou a placa eléctrica algum tempo antes de finalizar o cozinhado.

Cozinhar a gás natural é menos prejudicial para o ambiente do que cozinhar a electricidade pois emite metade do CO2.

Esquentadores a gás são mais amigos do ambiente do que os termo-acumuladores eléctricos (cilindros).

Se instalar um contador de electricidade bi-horário e ligando os electrodomésticos fora das horas de maior consumo poderá usufruir de tarifas mais baixas.



(para mais informação por favor aceda ao link - AdePorto Agência de Energia do Porto)

Margarida Duarte
arquitecta . gabinete técnico

Sem comentários: