segunda-feira, 20 de junho de 2011

Segundas Sustentáveis

O isolamento


É importante saber a quantidade de calor que se necessita para manter a casa a uma temperatura confortável. Tal depende, em boa medida, do seu nível de isolamento térmico. Uma casa mal isolada, necessita de mais energia. No Inverno arrefece mais rapidamente e pode apresentar condensações no interior. No Verão aquece mais e em menos tempo.

Por essa razão, os sótãos são geralmente mais quentes no Verão e mais frios no Inverno. De qualquer forma um bom isolamento das paredes e cobertura de uma casa é a diferença entre uma casa mais ou menos confortável.

Mas o calor pode sair por muitos outros sítios principalmente, pelas janelas e superfícies vidradas, molduras das portas e das janelas, caixas de persianas de enrolar sem isolamento, tubos e condutas, chaminés, etc. …

Por isso é muito importante dispor de um sistema de regulação de aquecimento que adapte as temperaturas da habitação às nossas necessidades.

Cerca de 25% a 30% das nossas necessidades de aquecimento são devidas às perdas de calor que se originam nas janelas. O isolamento térmico de uma janela depende da qualidade do vidro e do seu caixilho. Os sistemas de vidro duplo ou janela dupla reduzem praticamente para metade as perdas de calor, face ao vidro normal (actualmente já existem vidros triplos!), para além de diminuírem as correntes de ar, condensação de água e a formação de gelo.

O tipo de moldura é igualmente determinante. Alguns materiais como o ferro ou o alumínio caracterizam-se pela sua alta condutividade térmica, pelo que permitem a passagem do frio ou do calor com muita facilidade. São de destacar as caixilharias denominadas com corte térmico, as quais contêm material isolante entre a parte interna e externa.

Conselhos práticos:

- Se vai construir ou reconstruir uma habitação não poupe nos isolamentos de todos os acabamentos exteriores. Ganhará em conforto e poupará em climatização;

- Instale janelas com vidros duplos (ou triplos) ou janelas duplas e caixilharias com corte térmico;

- Descubra as correntes de ar e depois de as detectar, para tapar as fugas ou diminuir as infiltrações de ar de portas e janelas, pode utilizar materiais fáceis e baratos como o silicone, massa ou fitas isolantes;


Margarida Duarte
arquitecta . gabinete técnico




Sem comentários: