segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Segundas Sustentáveis

Depois do período de férias e com o início de um mês de Setembro chuvoso, as “Segundas Sustentáveis” estão de volta e esta semana vai dar-lhe a conhecer links úteis, intuitivos e fáceis de utilizar que o ajudam a simular os consumos de sua casa, tendo em conta as boas práticas que já terá, quer na utilização da água, electricidade (comparação de tarifas simples, bi-horária e tri-horária) e ainda as emissões de CO2 nas suas deslocações. Assim:




http://ecocasa.pt/simuladores/ConsumoAgua/consumoAgua.php poderá calcular o seu consumo de água através de três grandes áreas: cozinha, casa de banho e exterior (jardim, lavagens de automóveis, etc…)



http://ecocasa.pt/simuladores/SimuladorEmissoesCO2/simuladorEmissoesCO2.php poderá calcular as emissões de CO2 nas deslocações pendulares, isto é, as emissões emitidas por cada viagem que faça.



http://ecocasa.pt/simuladores/simuladorBiHorario/simuladorBiHorario.php poderá verificar através dos seus gastos se pode poupar efectivamente se optar por uma tarifa simples, bi-horária ou tri-horária. Tendo em conta a subida do IVA de 6% para 23% sobre o consumo da electricidade, esta ultima ligação é de facto bastante útil!



Neste momento a EDP Universal oferece três tipos de tarifas embora, de forma geral, a tarifa bi-horária é a melhor escolha e para a qual todos nós deveríamos mudar. A tarifa bi-horária caracteriza-se por preços diferenciados do kWh, consoante a utilização em horas de vazio ou fora de vazio. As horas de vazio são, fundamentalmente, as horas do período nocturno e fins-de-semana.



Bi-horário:

 
Tri-horário:


A tarifa tri-horária é mais rigorosa mas se conseguir ter consumos também eles rigorosos poderá reduzir e muito a sua factura de electricidade.
Aquando da escolha das tarifas bi ou tri-horárias, terá que ponderar se pretende o ciclo semanal ou diário. Ao escolher o ciclo está a definir qual o período do dia em que usufrui da tarifa a preços reduzidos (horas em vazio).
· O ciclo semanal permite-lhe 76 horas de vazio por semana (tarifa a preços reduzidos), distribuídas da seguinte forma:
o 7 horas diárias de 2ª a 6ª feira
o 17 horas ao Sábado
o 24 horas ao Domingo
· O ciclo diário permite-lhe 70 horas de vazio por semana (tarifa a preços reduzidos), distribuídas da seguinte forma:

o 10 horas diárias de 2ª feira a Domingo

Margarida Duarte




arquitecta . gabinete técnico


Sem comentários: