segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Segundas Sustentáveis

Se vai construir uma casa ou tem capacidade de decisão sobre a sua construção, convém saber que pode poupar na factura energética se tiver em conta determinados aspectos de construção, nomeadamente a localização do edifício e o microclima em que este se integrará. Poderá assim adaptar o imóvel à envolvência em que será construído.



Objectivos da arquitectura bioclimática:




1- Limitar as perdas de energia do edifício, orientando-o e desenhando adequadamente a sua forma, bem como organizar os espaços interiores e utilizar envolventes protectores;



2- Optimizar a orientação solar, mediante superfícies vidradas e utilizando sistemas passivos de captação solar;



3- Utilizar materiais de construção que requeiram pouca energia na sua transformação ou fabrico;



Forma e orientação:



A forma desempenha um papel essencial nas perdas de calor de um edifício. Em linhas gerais, pode-se dizer que as estruturas compactas e com formas arredondadas têm menos perda de energia do que aquelas que têm inúmeras cavidades recolhidas ou salientes.



A orientação das paredes e das janelas de um edifício pode influenciar ganhos ou perdas de calor. Em zonas frias, interessa que as paredes de maiores dimensões, superfícies envidraçadas e as divisões com maior uso, estejam orientadas a sul e sudoeste. Em zonas de muito calor, devem ser orientadas a norte.



Acabamentos exteriores e envolventes do edifício:



Actuando sobre o exterior do edifício é possível captar, conservar e armazenar recursos energéticos.



As superfícies envidraçadas, átrios e pátios se possuírem uma correcta orientação, permitem que a radiação solar penetre directamente no espaço, o que garantirá uma poupança no aquecimento no Inverno. No Verão, os elementos de sombreamento, como toldos e persianas, também podem evitar calor excessivo e o uso de ar condicionado.



Paisagismo:



As árvores, arbustos e trepadeiras colocados em lugares adequados, não só melhoram a estética e a qualidade ambiental, como proporcionam sombra e protecção do vento. Por outro lado, a água que se evapora durante a actividade fotossintética arrefece o ar e pode conseguir uma ligeira descida da temperatura, que pode variar entre os 3ºC e 6ºC nas zonas arborizadas. Paralelamente, as árvores de folha caduca, oferecem um excelente grau de protecção do sol no Verão, ao passo que no Inverno permitem que o sol aqueça a casa.



Adicionalmente, se rodearmos o edifício com plantas, em vez de pavimento de cimento, alcatrão ou similares, podemos diminuir a acumulação de calor.



Iluminação natural:

A luz natural que entra em casa depende, não só, da iluminação exterior mas também dos obstáculos existentes, da orientação da fachada, espessura das paredes, do tipo de vidros e dos elementos de sombreamento existentes (persianas e toldos).

(fonte: ”Guia da Eficiência Energética”, ADENE – Agência para a energia, Novembro de 2010)


Margarida Duarte


arquitecta . gabinete técnico



Sem comentários: