segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Segundas Sustentáveis

A sustentabilidade não passa só por factores relacionados directamente com os transportes ou com a habitação (como temos visto nos últimos meses), mas também por uma atitude mais positiva, mais ecológica que podemos e devemos adoptar nos nossos hábitos de consumo.




A Câmara Municipal de Beja tem em marcha um projecto que tenta divulgar isso mesmo. As Hortas Urbanas darão oportunidade de se poder ter uma pequena horta com produtos cultivados pelos próprios munícipes.



Na linha dessa acção existem pequenas associações e empresas de pequenos agricultores que têm também hortas onde cultivam produtos da época de forma biológica, sem adição de qualquer tipo de produto químico e que posteriormente fazem a sua distribuição porta-a-porta para quem se mostrar interessado em adquirir esses mesmos produtos.



Esta semana as “Segundas Sustentáveis” dar-vos-ão a conhecer dois exemplos dessa prática:



- “À mão de semear” – É um projecto que aposta na agricultura orgânica ou biológica, centrando-se na distribuição de hortaliças, frutas e outros produtos alimentares, tais como ervas aromáticas. De uma forma cómoda e gratuita entregamos em sua casa cabazes recheados de vegetais frescos. O objectivo é transportar até si alimentos ricos em nutrientes, que carregam consigo os saberes e os sabores do campo. Este é um projecto que ambiciona ainda dinamizar as agriculturas de pequenos produtores locais, incentivando à produção sustentável. A intenção é proporcionar ao consumidor uma alimentação de qualidade a um preço justo, promovendo o equilíbrio entre o homem e a natureza.



Fazem entregas no concelho de Beja e semanalmente é lhe enviado um email com os produtos da semana, distribuídos por dois tipos de cabazes: pequeno e grande. Para mais informações consulte a página na internet: www.amaodesemear.com



- “Prove” - O PROVE nasceu duma experiência local com enorme sucesso e encontra-se implementado nas seguintes localidades: Sesimbra, Palmela, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Montemor-o-Novo e Mafra.



Como funciona?



3 a 5 produtores agrícolas unem-se para constituir um núcleo PROVE na sua região.

De semana a semana os produtores reúnem-se e organizam os cabazes de acordo com as encomendas dos clientes e com os produtos da época.

No dia da entrega, os produtores preparam os cabazes e fazem a sua distribuição no local seleccionado.

Na semana seguinte os produtores voltam a reunir-se para dividirem o dinheiro da semana anterior e retomam todo o processo de organização dos cabazes.

Quais as vantagens?



Criação do seu emprego.

Pagamento imediato e justo dos produtos agrícolas.

Forma alternativa para o escoamento da produção agrícola.

Reconhecimento do trabalho agrícola por parte dos consumidores.

Para mais informações visite a página: www.prove.com.pt



É claro que existem muitas outras associações
empresas que trabalham nesta área. Conhece alguma? É cliente deste tipo de iniciativas? Entre em contacto connosco que nós divulgaremos o vosso trabalho e
ou a sua experiência!




Margarida Duarte
arquitecta . gabinete técnico


Sem comentários: