terça-feira, 25 de outubro de 2011

Susa Monteiro está de parabéns e o DA também!

Susa Monteiro é a grande vencedora do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa 2011. O júri deste concurso, que “visa homenagear um dos mais célebres ilustradores de sempre e premiar a excelência nacional contemporânea”, distinguiu a ilustração que a autora publicou em toda a primeira página da edição de 7 de janeiro do “Diário do Alentejo”. É a primeira vez que um jornal regional é contemplado com esta que é a maior distinção portuguesa na área do desenho de imprensa. O prémio é entregue hoje, 25 de outubro, pelas 18 e 30 horas, no El Corte Inglés.



Em conjunto com Paulo Monteiro, Susa Monteiro integra a equipa de ilustradores do “Diário do Alentejo” precisamente desde janeiro deste ano. E o trabalho agora distinguido foi o primeiro que a ilustradora bejense deu para publicação no “DA”.




Susana Philipp Baiôa Monteiro nasceu em Beja em 1979. Fez estudos na área do teatro e do cinema, áreas onde chegou a trabalhar como aderecista e figurinista. Mas foi a partir de 2002, com a criação do ateliê/coletivo Toupeira, embrião do que é hoje o Festival Internacional de BD de Beja, que se começou a dedicar de corpo e alma à ilustração. A par dos desenhos que regularmente publica no “Diário do Alentejo”, Susa ilustra quinzenalmente a crónica de António Lobo Antunes, na revista “Visão”. Trabalhos seus têm sido publicados em diferentes fanzines nacionais e estrangeiros e em álbuns coletivos. É autora da biografia em BD de Jorge Palma e, mais recentemente, reinterpretou pelo desenho as cartas Portugueses, de soror Mariana Alcoforado.



A ilustração de Susa Monteiro obteve a unanimidade do júri do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa. Coletivo constituído pelo vendedor do ano passado, Nuno Saraiva, por dois representantes do El Corte Inglés, um membro da Casa da Imprensa e um convidado especial que, na presente edição, é o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

1 comentário:

j.curva disse...

Parabéns Susana por toda a tua dedicação . Continua que vais mais longe. Para o Paulo também pelos premios que poderá receber. Jose Curva- S.Matias