segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Segundas Sustentáveis

Imagine que a sua casa tem a capacidade de gerar calor que liberta para dentro das divisões sem a necessidade de usar aquecedores ou o ar condicionado…



As paredes de Trombe são paredes que, graças ao seu sistema construtivo, têm capacidade de acumular o calor durante o dia e transmitir de noite esse calor acumulado para o interior dos espaços e não necessitam de manutenção!

O que é exactamente?

A parede Trombe possui este nome em homenagem a seu autor, o francês Félix Trombe, que construiu juntamente com o arquitecto Jacques Michel uma casa experimental em 1967. Este sistema é basicamente uma estufa com dimensões menores e funciona como um sistema passivo de aquecimento solar.

As paredes de Trombe têm a capacidade de acumular o calor dos raios solares durante os dias de Inverno com Céu limpo, que são os dias mais frios e transmitir durante a noite o calor acumulado para o interior dos espaços. No Verão, estas paredes, que são exclusivamente orientadas a Sul, não têm capacidade significativa para acumular os raios solares, dado que o sol incide num ângulo muito ingreme sobre o vão envidraçado que as protege, resultando na reflexão da maior parte da radiação.

Como funciona?

A parede de Trombe é composta por um vão envidraçado com vidro duplo orientado a Sul, por uma caixa-de-ar com, aproximadamente 20 mm de espessura e por uma parede de betão com 200 mm de espessura. A face exterior é pintada com uma cor muito escura que potencie a absorção dos raios solares e, na face interior, estucada e pintada.


Quando os raios solares atravessam a parede faz uma espécie de efeito de estufa. Esse calor vai aquecendo a parede que penetra a parede e chega finalmente ao interior da casa. Este processo demora horas. Por isso é que a parede aquece durante o dia e liberta o calor durante a noite, reduzindo consideravelmente a necessidade de aquecimento dentro das divisões da casa.



(fonte: www.construcaosustentavel.pt e www.bioclimaticarquitetura.blogspot.com)





Sem comentários: