segunda-feira, 12 de março de 2012

Segundas Sustentáveis


Equipamento doméstico transforma óleo em biodiesel. Saiba onde o pode comprar.

Por €670 pode comprar um equipamento doméstico que transforma o normal óleo de cozinha em biodiesel. A empresa em questão, a Oilybits, tem vários equipamentos diferentes à venda neste site: www.oilybits.com e afirma que da frigideira para o seu carro o óleo só terá de passar, durante duas horas, numa espécie de aspirador profissional, que converte um resíduo em combustível para o seu caro.
O processo parece ser tão simples que a grande questão passa por saber porque razão a Oilybits – ou outras empresas deste género – são perfeitas desconhecidas globais.
Esta processadora foi desenvolvida pelo britânico Adrian Henson, que lidera agora a Oilybits, e é capaz de converter até 50 litros de óleo de cozinha em biodiesel. O resultado deste processo poderá ser utilizado em qualquer motor convencional a diesel, a €0,30 por 3,7 litros.
Depois do Reino Unido, a Oilybits terá chegado à Grécia, Sérvia, Estados Unidos e Espanha. De Portugal ou Brasil, por agora, nada.
A ideia de Henson ganhou asas em 2007, quando o responsável recebeu financiamento do Governo britânico para avançar com o projecto. Hoje, os cidadãos britânicos podem produzir até 2.500 litros de combustível por ano, na sua casa, sem pagar nenhuma taxa. O que, admitiu Henson, permitiu um rápido crescimento naquele País.
(Fonte: www.greensavers.pt)

Sem comentários: