segunda-feira, 26 de março de 2012

Segundas Sustentáveis



HORA DO PLANETA
A Hora do Planeta é um evento organizado pela WWF, começou em 2007, na cidade de Sydney e realiza-se todos os anos, hoje numa dimensão mundial.

Pretende ser uma hora de 'apagão' mundial durante o qual as pessoas devem criar consciência ecológica, de forma a garantir o futuro do nosso planeta.

Durante uma hora, por todo o mundo, luzes de casas particulares, empresas e organizações são desligadas num gesto simbólico que se espera traduzir-se em acções para travar as alterações climáticas.

Mais de 5.200 cidades e municípios participaram da Hora do Planeta 2011 em 135 países, incluindo 89 capitais nacionais e 9 do mundo, 10 das cidades mais habitadas, como Nova Iorque, Pequim, Nairobi, Hong Kong, Londres, Rio de Janeiro, Paris, Singapura, entre outros e este ano, o Município de Beja vai também aderir e junta-se a mais 81 municípios que este ano também irão “apagar” os seus edifícios municipais.

As novidades este ano são "as duas estações [ferroviárias], de Santa Apolónia e do Rossio, o Teatro D. Maria II e o Aqueduto das Águas Livres” e ainda a Sé de Évora ou a Sé de Faro.

A iniciativa conta ainda com a adesão de empresas e outras entidades, como a Escola de Saúde Pública de Coimbra, que divulgam a Hora do Planeta, além de prometerem desligar as luzes ou reduzir e adaptar a intensidade da electricidade naquele momento.

Por outro lado, a Reitoria da Universidade de Lisboa recebe, no sábado à noite, um espectáculo dos "pequenos violinos da metropolitana", um "concerto de solidariedade pela Hora do Planeta".

Apesar de a Hora do Planeta não receber qualquer apoio da parte do Governo português, o secretário de Estado do Ambiente salientou a sua importância e referiu: "Estamos muito de alma e coração com a iniciativa".

É um evento que "apoiamos de há muito, é sobretudo simbólico, mas de um simbolismo muito importante porque chama a atenção de como é na energia, no seu consumo e na sua origem, limpa e renovável, que se joga uma boa parte do futuro do planeta", defendeu.

Não se esqueça de no próximo dia 31 de Março, sábado, dar também o seu contributo!!

(Fonte: www.wwf.pt e www. ecosfera.publico.pt)




Sem comentários: