segunda-feira, 9 de abril de 2012

Segundas Sustentáveis -Nigeriano está a construir a 1ª Casa Feita de Garrafas de Plástico

De fora, parece que tem escamas de cobra, mas este é o efeito provocado pelas garrafas de plástico, principal material utilizado nesta casa que está a ser construída em Yelwa, Kaduna, na Nigéria.

De acordo com o Greenstyle, esta será a primeira casa – em todo o mundo – a ser feita unicamente com garrafas plásticas. As garrafas são enchidas com areia e colocadas em série, sendo-lhes adicionada lama e cimento.

Segundo a ONG Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE), a união do plástico, lama e cimento cria um material de construção mais forte que o bloco de cimento. E tem outras características interessantes: é à prova de bala, de fogo, resiste a terramotos e mantém uma temperatura interior interessante: 17 graus.

A casa está perto da conclusão e o facto de ser construída a partir de garrafas de plástico tem uma explicação. Na Nigéria são deitadas aos rios e aterros, todos os anos, milhões de garrafas de plástico, que causam problemas de poluição, erosão, bloqueios de irrigação e, claro, problemas de saúde para esta e as próximas gerações.

Ao todo, esta casa de Kaduna vai utilizar 7.800 garrafas, sobretudo recolhidas de casas, hotéis e restaurantes. Para além da reutilização de garrafas, esta casa terá um sistema alimentado por energia solar, que faz com que a energia se torne autónoma. Nada mau, para um país em desenvolvimento e em que há uma enorme falta de habitações para receber os seus 170 milhões de cidadãos.

Segundo a ONG responsável pela construção da casa, esta pode ser uma solução de construção muito interessante, sobretudo porque o País precisa de 14 milhões de habitações. Para já, a casa das garrafas transformou a pequena aldeia de Yelwa numa atracção internacional. Veremos se o projecto tem (mais) pernas para continuar.







(Fonte: www.greensavers.pt)


Sem comentários: