segunda-feira, 4 de junho de 2012

Segundas Sustentáveis


Durante o mês de Junho vamos dar ideias de como ir de férias de uma forma diferente, descansada e acima de tudo sustentável! Mas antes, uma excelente noticia: População de Beja é a nível nacional das que mais recicla resíduos eléctricos e electrónicos.
Esta notícia chegou-nos pelo colega João Margalha e quem diz é a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos. Cada habitante entregou à Amb3E 5,09 Kgs de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) para reciclagem, em 2011.
No “top” de quem mais recicla está o distrito de Viseu (9,62kgs/habitante) seguido do Porto
(8,85 kgs/habitante). Ainda acima da média nacional estão os distritos de Aveiro (5,09 Kgs) Beja (5,07 Kgs) Ilha da Graciosa (4,55 Kgs) e Ilha da Madeira (4,19 Kgs).
Para além da parte ambiental, a reciclagem traz uma série de mais-valias em termos de geração de riqueza. Estudos apontam para que por cada 1.000 toneladas de REEE recolhidos, são criados 40 postos de trabalho directos e 14 indirectos.
Se está a pensar ir de férias no mês de Setembro deixamos aqui a nossa dica: O ecoresort Zmar, na Zambujeira do Mar, vai receber de 3 a 9 de Setembro o primeiro festival de saúde natural, ecologia e artes, o Zimp. O festival surgiu da vontade do director do Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP), Francisco Varatojo, em querer “aliar diversão, alegria e o convívio ao despertar e evolução para uma união entre pessoas e respeito pelo meio ambiente”.
“O Zimp pretende promover a abertura a uma nova consciência, despertar para um mundo em que a natureza e o mundo estão intimamente ligados e em que cada um de nós faz a diferença”, explica o responsável pelo festival.
O festival, que está à procura de parceiros, irá contar com um conjunto de actividades diversificadas, leccionadas por um leque de professores e ligadas à área da saúde e bem-estar, ecologia e ambiente e artes e cultura.
Pode ainda seguir o Zimp através do facebook através do link: www.facebook.com/zimpfestival
(Fonte: www.sapo.pt, www.radiopx.com e www.greensavers.pt)

Sem comentários: