quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ilídio do Rosário – Homenageado – 30|Set|2012 – Santa Vitória

 

Ilídio Santinhos do Rosário, nascido a 6 de Julho de 1939, natural de Santa Vitória, vai ser homenageado na sua terra natal no próximo dia 30 de Setembro, com um passeio de cicloturismo organizado pela Associação Ciclocrescente de Santa Vitória, e uma exposição que reúne algum do espólio desportivo e memórias, gentilmente cedidos por familiares.
Este alentejano que desde os quinze anos usava a bicicleta como meio de transporte a caminho de Beja para aprender a profissão de mecânico, rapidamente deu nas vistas pela sua peculiar forma de pedalar.
Iniciou a sua carreira de ciclista no Ateneu Comercial de Beja, sempre sob o olhar atento do SLB clube cuja camisola envergou a partir de 1958.
Participou em quatro edições da Volta a Portugal, vestindo várias vezes a camisola amarela.
Participou em várias edições da clássica Porto –Lisboa, obtendo sempre classificações de relevo.
Sagrou-se Campeão Nacional de Fundo em 1961, para no ano seguinte ganhar o 1º grande prémio Robiallac (volta ao Algarve).
Em 1963 abandona o Benfica, e nesse mesmo ano corre alguns meses pelo Sangalhos.
Emigrou para França em 1964 e depois para o Canadá, quando regressa a Portugal 5 anos mais tarde, estabelece-se por conta própria em Algueirão.
Sempre directamente ligado ao mundo do ciclismo, foi treinador da equipa do Benfica em 1976, ano em que conquista a 38ª Volta a Portugal, com o ciclista Firmino Bernardino.
Foi director técnico da Associação de Ciclismo do Sul e exerceu cargo dirigente na Federação Portuguesa de Ciclismo.
Ficaram o mérito e as saudades, quando partiu para a última etapa no dia 29 de Novembro de 1992, com 53 anos de idade.
 
Santa Vitória não voltaria a ver este seu filho, os seus restos mortais repousam em Algueirão, mas agora mais do que nunca, com a fundação de uma Associação ligada à modalidade, como se uma dívida por saldar se tratasse, Ilídio do Rosário irá ser homenageada na sua terra natal.
 
...
 
 
Se quer participar, pode fazer a sua inscrição, para o passeio e ou almoço até ao próximo dia 26 através do email ciclocrescente@facebook.com
Mais informações e Ficha de Inscrição AQUI
 
...
 
 
mmmm


Sem comentários: