terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MULTIBANCO - INFORMAÇÃO MUITO ÚTIL !!!


Se for alguma vez, forçado por um ladrão a retirar dinheiro da caixa de multibanco, pode avisar a... polícia   imediatamente, digitando a sua senha ao contrário.
Por exemplo, se a sua senha for 1234, então digite 4321.

A máquina reconhece que a sua senha está invertida, de acordo com o cartão que acabou de inserir.
A máquina, de qualquer maneira, dar-lhe-á o dinheiro mas, para desconhecimento do ladrão, a polícia será imediatamente accionada/enviada para o/a ajudar.
Esta informação esteve recentemente no ar na TV (a par com outras inovações tecnológicas recentemente instituídas pelo sistema bancário português) e declara que isso é raramente usado, porque as pessoas não sabem da existência deste mecanismo de defesa.

via email

1 comentário:

Luís Tavares disse...

Cuidado com essas "verdades".
Sem mais comentários transcrevo a informação da SIBS na sua página:

INFORMAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO PIN INVERTIDO É FALSA

Esclarecimento da SIBS

A SIBS, informa, na sequência da circulação de mensagens electrónicas via e-mail que referem a utilização invertida do código secreto dos cartões (PIN) como mecanismo de alerta das forças policiais em caso de assalto, que:

1 – As informações são falsas.
2 – A referida técnica, de introdução do PIN “invertido”, não funciona nos Caixas Automáticos da rede MULTIBANCO.
3 – A SIBS não tem informação sobre a implementação desta técnica em qualquer país europeu ou de qualquer outro continente.

A SIBS aproveita para relembrar as boas regras de gestão do código secreto do cartão nos Caixas Automáticos da rede MULTIBANCO:

O código secreto é pessoal e intransmissível e deverá ser memorizado.
Nunca, em circunstância alguma, divulgue o código secreto (Código Pessoal ou PIN).
Assim que receber o código secreto memorize-o e destrua o envelope de informação do mesmo; caso pretenda guardá-lo, não o deixe em lugar visível e/ou facilmente acessível.
Não deve igualmente escrever o Código secreto no próprio cartão, nem em qualquer outro documento que tenha junto do cartão;
Se pretender alterar o código pessoal, não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil apropriação (por exemplo, o ano de nascimento ou o dia e mês de aniversário).

Núcleo de Comunicação e Imagem SIBS