sábado, 18 de maio de 2013

Mais uma talhada



Revisão da tabela salarial tira 4% aos salários na Função Pública
A informação é avançada da edição desta semana do Expresso que afirma que a poupança salarial de 378 milhões de euros será permanente. O objectivo do Estado será cortar 4% nos salários da Função Pública e 11,1% nos pensionistas do Estado que passaram à reforma até 1993.

O Governo quer poupar 378 milhões de euros com a revisão das remunerações dos trabalhadores. A notícia é avançada pelo Expresso, que fez as contas e garante que o Governo vai cortar 4% dos salários da Função Pública. Mais uma vez os pensionistas também não escapam.
O objectivo do Governo é criar uma tabela única e, ao mesmo tempo, garantir cortes efectivos e permanentes na despesa do Estado. Ao que o Expresso apurou, o Executivo de Pedro Passos Coelho estabeleceu mesmo, perante Bruxelas, um montante de 378 milhões de euros de redução da despesa pública já a partir de 2014. Valor que implica um corte de 4% no salário dos trabalhadores da Administração Pública.
Segundo as contas do Expresso, este ano o Estado vai gastar 9263 milhões de euros em remunerações certas e permanentes, mas para baixar alcançar o montante acordado com Bruxelas, o Governo terá que cortar em 4% os salários da Função Pública.
Os funcionários públicos irão também perder uma outra parcela do seu salário com a harmonização dos suplementos salariais através do qual o Executivo pretende poupar 67 milhões por ano a partir do próximo ano.
De acordo com o semanário, a convergência das pensões do Estado foi projectada para vigorar sobre todos os funcionários públicos que entraram para os quadros do Estado antes de 1 de Setembro de 1993. Assim, quem se reformou até essa data irá sofrer uma redução de 11,1%, segundo as contas do Expresso.

Sem comentários: