sábado, 28 de setembro de 2013

Odemira Bike Race 2013

Odemira Bike Race 2013 é uma prova de aventura aberta à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, de qualquer sexo, ou nacionalidade. Disputada por etapas nos limites do Concelho de Odemira.
Os concorrentes que nela competem individualmente, tem um percurso obrigatório a cumprir sem utilizar ou ser ajudado por qualquer meio motorizado de locomoção, não existe marcações no terreno, sendo a navegação efetuada por GPS.
O concelho de Odemira, sendo o maior de Portugal, caracteriza-se pela imensa diversidade paisagística, estendendo-se entre a planície, a serra e o mar, num total de 1720,25 km2, aos quais o rio Mira e a barragem de Santa Clara, conferem um colorido especial. Em área, este é o maior concelho de todo o país, apesar de ter apenas pouco mais de 26 mil habitantes. 
 Na faixa litoral surgem pequenas praias que recortam as falésias e os portos de pesca tradicionais. Dos seus 55 km de costa atlântica, 12 km são de praia, das quais merecem destaque: Malhão, Milfontes, Franquia, Farol, Furnas, Almograve, Zambujeira e Carvalhal, pois proporcionam uma combinação perfeita de repouso e beleza natural. Toda a zona costeira do concelho está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. 

faixa interior do concelho, marcada por uma orografia bastante acidentada, é palco para a maior mancha florestal do país, seja ela autóctone (sobreiro e azinheira), seja ela exótica (como o eucalipto). 

Sem comentários: