quinta-feira, 6 de novembro de 2014

HOMENAGEM AO CANTE ALENTEJANO | EXPOSIÇÃO NO MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA | INAUGURAÇÃO 7 DE NOVEMBRO | 18H30


No momento da decisão da UNESCO sobre a candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, a Câmara Municipal de Cascais homenageia esta forma de expressão popular, que consolida a memória coletiva, com uma exposição documental sobre o Cante, evocando a obra do etnólogo Michel Giacometti. Patente a partir de 7 de novembro no Museu da Música Portuguesa, com entrada gratuita.


Michel Giacometti consagrou especial atenção ao Cante, tendo deixado a Cascais parte significativa do seu trabalho, hoje disponível no Museu da Música Portuguesa. Esta exposição evoca a obra de Giacometti e cruza os registos fotográficos que o etnólogo realizou no Alentejo, entre as décadas de 60 e 80, com o documentário “Lá Longe” do jovem realizador David Lima sobre o grupo coral Estrelas do Guadiana, de Tires, Cascais, estabelecendo uma ponte entre dois tempos, o da terra e o da diáspora, que atesta não só a vitalidade desta expressão musical, como também a sua força identitária.

O sentimento das comunidades alentejanas foi levado para fora do Alentejo pelas populações que migraram na segunda metade do século XX. Assim, O cante alentejano saiu da fronteira geográfica do Alentejo e é entoado também em tabernas de Tires, Cascais, onde está sediado um dos mais ativos Grupos de Música Coral Alentejana – Os Estrelas do Guadiana. O realizador David Mira acompanhou o Grupo Coral Estrelas do Guadiana, de Tires, e conta no documentário «Lá Longe» como se sente o Alentejo em Cascais. O documentário rodará em contínuo num LCD que faz parte da exposição (sala 2).

Do programa de inauguração da exposição, que contará com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, constam as apresentações de Paulo Lima  (responsável pela candidatura do Cante junto da Unesco e Diretor da Casa do Cante) e do realizador David Mira sobre o documentário “Lá Longe”. Terá, igualmente, lugar durante a inauguração, uma atuação do grupo coral Estrelas dos Guadiana.

Sem comentários: