sábado, 14 de fevereiro de 2015

Concurso de fotografia - A Terra como um Jardim

O Jardim da Fundação Gulbenkian é um microcosmos onde podemos observar fenómenos da Natureza que acontecem à escala planetária. Também podemos olhar para o planeta Terra como um jardim. Em que sentido? O Tema “A Terra como um Jardim” pretende gerar uma reflexão e uma exposição de fotografia sobre a diversidade de ecossistemas e paisagens existentes no Planeta Terra, bem como uma perspetiva do que ambicionamos enquanto habitat.



Tal como Aldo Leopold, em A Sand County Almanac (1949), ao longo de centenas de páginas, narra apaixonantes retratos do mundo natural e das paisagens que conhece – montanhas, pradarias, desertos e zonas costeiras – para, enfim, propor uma “ética da Terra”, um desafio à humanidade para a proteção do mundo que amamos, este concurso pretende contribuir para uma visão de uma humanidade no seu papel de “Jardineiros do Planeta”, apelando a uma ética da responsabilidade na manutenção da Vida na Terra. O concurso de fotografia, a que podem concorrer amadores e profissionais, não tem limite de idade.


Os trabalhos fotográficos podem ser tão livres quanto a visão poética dos seus autores e as fotografias ou conjuntos de fotografias devem ser acompanhadas de um título ou pequeno texto. Cada participante pode concorrer com uma fotografia individual ou um conjunto de até 5 fotografias que podem ser tanto a cores como a preto e branco, num tamanho igual ou superior a 3 MB e têm de estar em formato JPEG.

São aceites a concurso trabalhos enviados para aterracomoumjardim@gulbenkian.pt a partir do dia 6 de outubro de 2014 até 21 de março de 2015São, também, aceites fotografias realizadas no âmbito da Maratona Fotográfica no Jardim da Fundação (até às 23h 59min do mesmo dia).

Esta Maratona Fotográfica realiza-se no dia 21 de março de 2015 e será composta por várias oficinas práticas de fotografia, para diferentes idades e onde se exploram diferentes técnicas fotográficas.

Um júri da Fundação selecionará as fotografias que ficarão expostas em loop durante o mês de abril nos ecrãs do Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles. Os autores das fotografias selecionadas receberão um diploma de participação na exposição.

ABERTURA DO CONCURSO
6 de outubro 2014 (Dia Mundial do Habitat)
DATA LIMITE PARA ENVIO DOS TRABALHOS POR E-MAIL
21 de março de 2015
MARATONA FOTOGRÁFICA NO JARDIM GULBENKIAN
21 de março de 2015
Saiba mais aqui

A Fundação Calouste Gulbenkian não se reserva nenhum direito sobre as fotografias recebidas exceto o de exposição e publicação nos meios de comunicação habituais, no âmbito do presente concurso ou do programa educativo, identificando sempre os respetivos autores. Não serão aceites fotografias que incluam, assinaturas, datas ou outros dados, ou efeitos inseridos sobre a imagem.

Sem comentários: