sexta-feira, 17 de abril de 2015

Primavera no Campo Branco de 17 abr a 17 mai 2015

Castro Verde celebra a partir desta sexta-feira, 17 de abril, mais uma Primavera no Campo Branco, uma iniciativa que tem as suas raízes nas oportunidades que abril semeou e que continua a apelar ao acesso à cultura e à educação para todos.
Com um programa diversificado, que abrange várias áreas artísticas, a Primavera no Campo Branco arranca a partir das18h00, no Parque Infantil de Castro Verde, com um conjunto de iniciativas onde se inclui a abertura da exposição de ilustração“Cante”, da autoria de Joaquim Rosa, a apresentação da linha de merchandisingalusiva à temática do Cante, Património Cultural Imaterial da Humanidade, e a atuação dos grupos corais “Os Ganhões” de Castro Verde, “As Ceifeiras” de Entradas e “Os Carapinhas” de Castro Verde.
Nesta edição, o coletivo de artistas, artesãos e afins “A Terra Mexe” associa-se à CPCJ de Castro Verde na operação solidária “Filhos do Coração” e inspira-se na infância como temática para o desenvolver das suas criações, sensibilizando a comunidade para a importância de uma infância feliz. Também a Feira do Livro regressa ao espaço do Parque Infantil, onde permanecerá até dia 26 de abril.
À noite, a partir das 21h30, cabe ao músico Paulo Gonzo (concerto esgotado) fazer as honras de mais uma edição da Primavera no Campo Branco, com um concerto no Cineteatro Municipal de Castro Verde.
A multiplicidade de propostas segue até dia 17 de Maio, numa ação conjunta com o associativismo local, apresentando atividades pensadas para diferentes públicos e que tanto navegam pela tradição como pela contemporaneidade de estilos.
Em destaque nesta programação estão o 41º aniversário da Revolução de Abril e o Aniversário da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca que, vinte anos depois, continua a desenvolver um importante trabalho em prol em do combate à iliteracia através do acesso à informação, com prioridade para a promoção da leitura e do livro.
Transversal também a esta programação é o Cante Alentejano, traço maior da nossa tradição que sempre esteve bem presente na Primavera no Campo Branco, mas que nesta edição importa sublinhar como forma de celebrar a sua inscrição na lista de Bens Culturais Imateriais da Humanidade pela UNESCO.
O público infantil volta a ser alvo de uma atenção especial, beneficiando de um conjunto de atividades que apelam à criatividade, à brincadeira e à imaginação.
Uma variedade de propostas que pretende dar continuidade à pluralidade cultural que desde sempre caracteriza a Primavera no Campo Branco e cuja dinâmica se quer cada vez mais abrangente e observadora das diferentes sensibilidades.
Informe-se de tudo o que vai acontecer. Viva mais Castro Verde! 

(Site CM Castro Verde)

Sem comentários: