quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Passeio da Memória - 19|set|15 - Beja




Caminhada Solidária em 18 cidades assinala
Dia Mundial da Doença de Alzheimer

·         5ª Edição do Passeio da Memória tem lugar em 18 cidades por todo o país;
·         21 de SetembroL: Dia Mundial da Doença de Alzheimer
·         Mais de 182 mil pessoas em Portugal sofrem de Demência. Em 2040, este número poderá chegar a 364 mil.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer, comemora-se a 21 de Setembro e, para o assinalar, Alzheimer Portugal promove, dias 19, 20 e 21 Setembro, a quinta edição do Passeio da Memória, em 18 cidades portuguesas:

19 de Setembro de 2015
09:30h | Beja, Bragança


20 de Setembro de 2015
09:30h | Aveiro, Barreiro, Braga, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Covilhã, Funchal, Ilha do Pico, Matosinhos, Oeiras, Penafiel, Portimão, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

21 de Setembro de 2015
18:00h |  Pombal

O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal. Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

O Passeio da Memória chegou a Portugal em 2011 e centenas de pessoas caminharam 6km naquele que foi o primeiro Passeio da Memória em Portugal, que teve lugar em Oeiras.

Em 2012, a Alzheimer Portugal alargou o Passeio da Memória a mais três cidades e Coimbra, Funchal, Matosinhos e Oeiras foram palco do Passeio da Memória 2012, reunindo mais de um milhar de pessoas.

Em 2013, o número de cidades onde teve lugar o Passeio da Memória aumentou para 7: Oeiras, Matosinhos, Funchal, Pombal, Beja, Vila do Bispo e Ilha Terceira.

Em 2014, mais do que duplicámos o número de cidades, totalizando 15 cidades nas quais o Passeio da Memória teve lugar: Aveiro, Barreiro, Beja, Braga, Campo Maior, Fafe, Funchal, Lagos, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Portimão, Viana do Castelo, Viseu e Ilha Terceira.

Todos os pormenores em www.passeiodamemoria.org
Para mais informações: 967 220 658 | info@alzheimerportugal.org

ALZHEIMER PORTUGAL
A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1988.
É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objectivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.


Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa activamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, e tratamento.
Presentemente, a Alzheimer Portugal conta com mais de 9500 associados. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

GABINETE ALÉMEMÓRIA – GABINETE DE APOIO A FAMILIAS E DOENTES COM DEMÊNCIAS, DESIGNADAMENTE ALZHEIMER – BEJA
É um espaço que funciona no Campus do Instituto Politécnico em Beja, com atendimento por marcação telefónica e, que pretende ser promotor da Saúde Mental em parceria com a Alzheimer Portugal.
O publico-alvo são todas as pessoas com diagnóstico de doença de Alzheimer ou outra forma de demência e seus familiares/cuidadores.
Todo o trabalho é desenvolvido em regime de Voluntariado, por 3 Profissionais na área do Serviço Social, Enfermagem no âmbito da Saúde Mental e Psicologia Clinica.
Pretendemos, sensibilizar a comunidade e, informar os familiares para esta problemática, procurando facilitar a identificação de sinais e sintomas da doença e estratégias de intervenção junto da pessoa com Alzheimer ou outra forma de demência; Oferecer um conjunto de atividades, que visem a melhoria da qualidade de vida.

A DOENÇA DE ALZHEIMER
A Doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.

Estima-se que, em Portugal, mais de 182 mil pessoas sofram de demência, doença que atinge, maioritariamente, a faixa etária a partir dos 65 anos. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Todos os anos, na Europa, são diagnosticados 800 mil novos casos.

Para mais informações, contacte:
Gabinete de Relações Públicas da Alzheimer Portugal
Sede da Alzheimer Portugal, Av. de Ceuta norte, Lote 15, Piso 3
Quinta do Loureiro, 1300 – 125 Lisboa
Tatiana Nunes | Tlm: 967 220 658 | tatiana.nunes@alzheimerportugal.org
Tel.: 213 610 460/7 | Fax.: 213 610 469

Gabinete Alémemória - Beja
Campus do Instituto Politécnico de Beja
Ana Soeiro – 962334787 / Paula Colaço – 966880540 / Angélica Azedo – 967444730

Mail: gabinete.alememoria@gmail.com

Sem comentários: