terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"ALENTEJANIDADES" NA TERRA MINEIRA DO LOUSAL

“Saberes e Sabores” na Terra Mineira do Lousal


No próximo fim-de-semana de 12, 13 e 14 de Fevereiro, o lugar onde outrora funcionaram as minas do Lousal, no município de Grândola, promove um conjunto de “alentejanidades” que apelam aos cinco sentidos, com destaque para o “gosto”.Ver, Ouvir, Cheirar, Saborear e Sentir. A estes cinco sentidos pode acrescentar-se o “verbo”recordar” porque certamente é o que acontecerá a quem aceitar o convite para testemunhar e viver as propostas das Ideias e Produções Populares, que decorrerão no Centro Artesanal do Lousal e no Restaurante Armazém Central.

Produtos regionais, jantares temáticos e a oportunidade de aprender a fazer as “Migas da Aldeia” são apenas algumas das propostas.O evento assinalará a apresentação pública da “Confraria Saberes e Sabores”, associação que se propõe preservar e divulgar a gastronomia mineira do Lousal e alentejana do município de Grândola, o artesanato e outras tradições.

PROGRAMA

DIA 12

A partir das 15h00 até às 20h00 Mostra de Artesanato - Produtos Agro-Alimentares - Mostra de trajes AlentejanosCantares dos Ex-Mineiros do Lousal - Olhar Poético da Rosa Guerreiro DiasTempo dos Saberes & Sabores no Lousal.Às 20 horas – Jantar de apresentação da Confraria “Saberes e Sabores”, com Poesia e Cante.

DIA 13

A partir das 11.30, com a Lídia, aprenda, faça e saboreie as Migas da Aldeia num ambiente de Taberna e leve a receita para casa.A partir das 12.30no Restaurante Armazém Central, Alentejo à mesa Gastronomia Alentejana, com cantares dos Ex-Mineiros do Lousal.A partir das 14.30 tarde do Talego & Companhia com a Balbina e Lidia

Às 20 horas Jantar da Noite dos enamorados (alentejanismos afrodisíacos) num ambiente de romance, com música e poesia, no “Armazém Central”.

DIA 14

A partir das 11.30, com a Lídia, aprenda, faça e saboreie as Migas da Aldeia num ambiente de Taberna e leve a receita para casa.A partir das 12.30 “Alentejo à Mesa” - Gastronomia Alentejana, ou Menu Encantado de aromas alentejanos - para dois - com cantares dos Ex-Mineiros do LousalA partir das 14.30 tarde do Talego & Companhia com a Balbina

(…) O Parque Mineiro do Lousal constitui uma homenagem à Cultura Alentejana em todas as suas vertentes sendo uma autêntica memória do que foram séculos de exploração mineira.Passeios à descoberta dos saberes e sabores num planalto de arquivo dos tempos, de terras revolvidas. Esta aldeia é a “relíquia” da actividade mineira a céu aberto.

Minas do Lousal

Telf.: 269 508 400
Telm.: 913 055 298
email: minadosaber.lousal@gmail.com
www.minadosaber.com
Mina do Saber,Lda

Sem comentários: