quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entrudanças 2012

Dançar. Dançar. Dançar…

A música, ingrediente-chave do Festival, despertará os bailadores para a intensidade inquieta e eufórica dos «bailares», num misto de emoções e estados de alma. Dos bailes e oficinas, passando pelos passeios e gastronomia, a essência do festival centra-se também na cultura alentejana: o cante, a viola campaniça e o artesanato tradicional serão o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que convidam ao encontro e à tradição.

As ruas da vila serão também palco para o Festival, envolvendo a comunidade em projectos que exploram a componente local. "Reinventar o Carnaval: Partidas e Brincadeiras" é o tema que este ano dá corpo ao projecto Entrudanças nas Escolas e que envolverá as crianças das Escolas de Entradas e de S. Marcos da Atabueira em diferentes oficinas, nomeadamente de máscaras de papel, de animação digital e de dança das fitas.

Com 9 anos de existência, o Festival é uma organização da Associação PédeXumbo, da Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas, em colaboração com as associações de tradição do concelho, e reflecte uma aposta na participação da comunidade e na mostra das tradições locais oferecendo, em paralelo, um programa alternativo onde a música e a dança são as componentes principais.

Sem comentários: