quinta-feira, 17 de maio de 2012

Paulo Ribeiro apresenta novo album

Estreia esta sexta-feira, pelas 23h30, na Fábrica do Braço de Prata em Lisboa, o novo álbum do cantor e compositor Paulo Ribeiro, “No Silêncio das Casas”.
O disco contou com a colaboração de Mário Delgado (guitarras), Valter Rolo (piano), José Canha (contrabaixo) e Jorge Moniz (bateria e percussões) e as participações especiais de Viviane, na música “O teu nome”, do músico e realizador Zeca Medeiros, em “Noite Luarenta” e ainda de Celina da Piedade (acordeão) e Sara Côrte-Real (coros).

O CD, com a etiqueta Heaven Sound, foi produzido por Jorge Moniz, Valter Rolo, JoséCanha e Paulo Ribeiro, gravado por Fernando Gomes no estúdio Gravisom, Lisboa, e misturado por João Martins Sela (Xutos e Pontapés, Da Weasel, Rio Grande) no Bed and Breakfast Studio, em Vendas Novas.


PAULO RIBEIRO

Paulo Ribeiro, cantor e compositor natural de Beja, desde cedo que se interessou pela música e em particular pelo canto. Com os Anonimato, banda que fundou nos anos 90 e com a qual iniciou o seu percurso musical, gravou os álbuns "Anonimato" (1993) e "O dia mais longo do ano" (1994).
Em 2000, depois de um período em que actuou por diversas vezes como cantor convidado, nomeadamente no “1º Festival das Músicas e dos Portos”, ou ainda integrando o elenco do espectáculo de canto e dança "De Sol a Lua" no decorrer da Expo 98, Paulo Ribeiro recebe o "Prémio Jovens Autores", inserido nas comemorações dos 75 anos da SPA.

Em Outubro de 2002, é editado o seu 1º álbum de originais a solo intitulado "Aqui tão perto do Sol", com produção de Mário Delgado e Manuel Paulo Felgueiras; neste trabalho contou ainda com a colaboração de músicos como Alexandre Frazão, José Manuel David, Vozes da Rádio, Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses de Pias”, entre outros.
Em 2004, na sequência de seu crescente interesse pela poesia, funda em conjunto com o actor/performer António Revez os Eroscópio, um projecto musical ainda activo que desenvolve o seu trabalho em torno da poesia contemporânea Portuguesa.
Actualmente, para além de integrar o grupo Baile Popular, que editou o seu primeiro trabalho discográfico em 2010, Paulo Ribeiro integra ainda os Mosto, um novo projecto musical que baseia o seu repertório em modas tradicionais do Baixo Alentejo, incluindo também composições originais em parceria com autores como Amélia Muge, João Monge, Martinho Marques, entre outros.
Paulo Ribeiro tem também vindo a desenvolver nos últimos anos um intenso trabalho em torno do cante alentejano, em colaboração com alguns dos mais representativos Grupos Corais e Etnográficos do Alentejo. Refira-se ainda que o espectáculo Aldeia Nova, uma co-produção da rede intermunicipal CAL que lembra o escritor Manuel da Fonseca no centenário do seu nascimento, contou com a direcção artística e música original de Paulo Ribeiro.
Em Novembro de 2011, por ocasião do 10º aniversário da revista “Mais Alentejo” recebeu o prémio “Mais Música”. Recentemente terminou as gravações do seu segundo álbum de originais a solo intitulado “No Silêncio das Casas”, que conta com a participação especial das vozes de Vivianne e Zeca Medeiros.
Este seu novo trabalho vai ser apresentado dia 18 de Maio na Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa.

Sem comentários: