terça-feira, 28 de outubro de 2014

Peritos da Unesco dão parecer positivo à candidatura do cante alentejano a património da humanidade

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, congratulou-se esta terça-feira com o parecer positivo atribuído por uma comissão internacional de especialistas da Unesco à candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O processo, cuja "decisão final está prevista para final de Novembro", está a ser "acompanhado de perto" pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, disse o secretário de Estado à Lusa.
 
"O parecer diz que a candidatura reúne todas as condições", explicou segunda-feira à Lusa o coordenador do processo, Paulo Lima, pelo que "temos fundadas esperanças de que o cante alentejano seja inscrito na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade" pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
 
Segundo o mesmo responsável, também director da Casa do Cante, em Serpa, o parecer deste grupo de especialistas costuma ser "bastante vinculativo para a decisão final" do Comité Internacional da Unesco, que se reúne entre os dias 24 e 28 de Novembro, em Paris.
A candidatura do cante alentejano foi entregue à Unesco em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite. Paulo Lima sublinhou ainda que o processo percorreu "várias as etapas" e que, em Fevereiro, foi entregue um conjunto de novas informações sobre este bem cultural imaterial.

O autarca de Serpa, Tomé Pires, classificou este parecer como uma "pré-avaliação positiva", antecipando que a aprovação está "muito próxima".
"Este é mesmo o último passo, esta pré-avaliação é muito importante. A Câmara de Serpa é co-promotora e patrocinadora da candidatura do Cante Alentejano e o autarca sublinhou: "Estamos mesmo muito perto de atingir o nosso objectivo. Ao dia de hoje, não podemos dizer a 100% que o Cante irá fazer parte desta lista da Unesco, mas, se calhar, podemos falar em 99% de certeza", argumentou.
Neste parecer da comissão internacional de especialistas, o Cante Alentejano é referido como integrando "um grupo de cinco candidaturas [as outras quatro são de vários países] considerado exemplar", detalhou ainda Tomé Pires.
Segundo Tomé Pires, todo o processo que envolveu a candidatura já suscitou "uma grande dinâmica" em torno desta expressão cultural, dando como exemplo o facto de, nos últimos anos, terem nascido "vários grupos corais jovens um pouco por todos os municípios" do Alentejo.
"Após a inscrição na lista da Unesco, que acreditamos que vá acontecer, queremos que esta dinâmica continue a crescer, através do plano de salvaguarda do Cante que está incluído na candidatura e também trazendo mais pessoas a este mundo", frisou, realçando ainda a necessidade de surgirem "projectos criativos" que contribuam para o desenvolvimento da região.
Também o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo considerou esta terça-feira "fantástica" a notícia do parecer positivo, com Ceia da Silva a considerar que se trata de "uma notícia muito positiva e fantástica para o Alentejo e para Portugal".
"É uma decisão técnica dos órgãos consultivos do comité da Unesco para o Património Imaterial da Humanidade, mas a indicação positiva e favorável já de si é para nós uma vitória", declarou. Ceia da Silva considerou que todo o processo da candidatura foi "difícil" e "complexo", mas que "atingiu finalmente" a expectativa que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tinha em seu redor.
"Temos de ter alguma serenidade e aguardar com tranquilidade pela decisão que só será tomada pelo órgão executivo, institucional e político no final de Novembro. Portanto, alguma calma neste momento também será de salientar", disse. 

"In Público"

Sem comentários: