quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

As Ervas da Baronia - Alvito 11 a 14 fev 2016

Pratos à base de catacuzes, espargos e carrasquinhas, ervas típicas e usadas na cozinha do Alentejo, "abrem o apetite", desde hoje e até domingo, nos restaurantes do concelho de Alvito, no distrito de Beja.

A iniciativa faz parte do ciclo "As Ervas da Baronia", que visa promover a gastronomia alentejana à base de ervas típicas da região e dinamizar o setor da restauração e a economia do concelho e este ano "convoca as memórias dos sabores da infância", explicou o município.




Migas de espargos com carne de alguidar, açorda de catacuzes com queijo de cabra, feijão com carrasquinhas e carne de porco ou catacuzes e carapaus fritos, puré de espargos com bochechas e rissóis de espargos com farinheira e arroz de catacuzes são alguns dos pratos que vão poder ser degustados nos restaurantes aderentes.

Promovido pelo município, o evento, a decorrer em restaurantes de Alvito e da freguesia de Vila Nova de Baronia, inclui a palestra "As Ervas de Comer na Dieta Mediterrânica", que vai decorrer na sexta-feira, a partir das 10:00, no Centro Cultural Raul de Carvalho.

A palestra vai incluir intervenções sobre a importância das ervas de comer na saúde e na cozinha tradicional alentejana e o valor turístico da gastronomia regional e evocar memórias e tradições locais relativas à confeção de catacuzes, espargos e carrasquinhas, através de "testemunhos e partilha de conhecimentos de outros tempos".

O ciclo "As Ervas da Baronia" é composto por três eventos gastronómicos ao longo do ano, o primeiro em fevereiro, dedicado a catacuzes, espargos e carrasquinhas, o segundo em junho, destacando as beldroegas, e o terceiro em outubro, dedicado a poejos, coentros e hortelãs.

Sem comentários: