quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Casa do Cante em Serpa

A Casa do Cante Alentejano deverá ser inaugurada no Verão, em Serpa, para “crescer” e tornar-se num “espaço de estudo, promoção, apresentação e ensino” do género musical, disse um dos fundadores da instituição.

O edifício deverá abrir portas no próximo Verão e “depois vai crescendo e dando vida” àquela música tradicional portuguesa, “principalmente para que o cante possa ser ouvido pelas futuras gerações”, disse Pedro Mestre, um dos fundadores da Casa do Cante.

A casa deverá também servir de sede à Confraria do Cante e vai trabalhar em parceria com o Musibéria, Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, inaugurado em Abril de 2011, onde poderão ser gravados trabalhos musicais.

Para o futuro local está projectada a instalação de um museu, que acolha exposições, lojas e um centro de documentação, prevendo-se ainda a possibilidade de dar formação sobre o cante, até para responder a “dificuldades que os grupos têm”, acrescentou Pedro Mestre.

O membro do grupo fundador da Casa do Cante Alentejano enumerou, por exemplo, as dificuldades de angariar fundos para transportes e fatos dos grupos de intérpretes, assim como dúvidas sobre quais os microfones a usar em palco.

Para Pedro Mestre, a formação será palavra de ordem para fazer perdurar o cante com qualidade.

O membro do grupo fundador da Casa do Cante, tocador de viola campaniça, dinamizador e ensaiador de diversos grupos corais, lembrou projectos que decorrem em escolas, como acontece com turmas da Damaia e de Oeiras, para ilustrar a importância do desenvolvimento do cante até fora da região de origem, o Alentejo.

A candidatura do cante a património imaterial da humanidade da UNESCO deverá ser decidida em Novembro de 2013 pelos peritos da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e é protagonizada pela Câmara Municipal de Serpa e a Confraria do Cante Alentejano, com o Turismo do Alentejo.
(AC)

Sem comentários: